O QUE COMER PÓS-TREINO?

Vai depender de algumas necessidades fisiológicas do nosso corpo.

Sempre que procuramos de forma leiga e até curiosa informações na internet, aparecem tantas coisas controversas e a maioria indica a necessidade de suplementos (whey, malto, palatinose, TCM.)

Durante o treino temos um cenário interessante. São vários hormônios e catecolaminas, catabólicos, sendo secretados (cortisol, glucagon, GH, noradrenalina e adrenalina) para utilização energética. Ao término do treino, há necessidade de reposição, e nesse momento é importante lembrar que performance resulta de reposição rápida, podendo ser usada gordura (MCT), proteínas isoladas/hidrolisadas, mas o que é realmente mais rápido e efetivo é, sem dúvida, o carboidrato de alto IG.

Alguns estudos apontam maiores resultados com a combinação de carboidrato e proteína isolada, porém fisiologicamente nós já temos aminoácidos circulando e que de forma simples (pelo consumo desse carboidrato) serão direcionados para essa reposição, então não há necessidade dessa reposição de imediato.

Mas eu busco performance, esse carboidrato não vai me engordar? Desde que calculado, dentro das suas necessidades não!

Mas e as pessoas que tem sensibilidade a insulina alterada ou metabolismo do carboidrato prejudicado ou ainda, não podem por questões de saúde utilizar carboidratos. Não podem aumentar sua performance, então? Claro que sim!

Utilizar uma proteína de rápida absorção, pois ao contrário do que se propaga por aí, a insulina é ativada por todos os macro nutrientes, não é exclusividade do carboidrato, ou carboidratos de médio/baixo IG ou ainda para quem tem resistência à insulina, gorduras de rápida absorção (TCM) também podem auxiliar nessa recuperação.

Também não é necessário utilizar suplementos, pode-se usar a própria comida para essa finalidade (batata, mel, frutas, ovos, óleo de coco...).

As possibilidades são muitas e todas possíveis para qualquer pessoa com qualquer condição financeira ou de saúde!

Suplementos são adventos incríveis e bastante versáteis da vida moderna. Ajudam mas não são a única forma de melhorar nossa performance. 

ADRIANE LUCIA RODRIGUEZ ULBRICH - Nutricionista