BLOG

Setembro Amarelo Prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo é um movimento mundial que visa a conscientização e prevenção do suicídio.

 

Cerca de 12 mil suicídios por ano são registrados no Brasil, estes índices crescentes alertam para a importância de dar visibilidade ao assunto. Os reflexos da pandemia que estamos vivendo permeiam nossa sociedade, e em razão das medidas de segurança impostas a campanha se faz ainda mais necessária.

Neste cenário que a causa ganha potência para mobilizar a todos, expondo como identificar sinais de ideação suicida e também onde buscar ajuda.

Determinados comportamentos sinalizam um quadro que necessita de cuidados, entre eles estão:

Isolamento social e emocional, ausência de comunicação, irritabilidade, insônia, sintomas físicos não ligados a um diagnóstico médico, e principalmente a recusa em pedir ajuda. Ainda existem os fatores de risco, como, perda de emprego, estresse financeiro e luto.

O CVV Centro de Valorização à Vida, disponibiliza o número 188 para todo o território nacional, atendendo diariamente 24 horas por dia. As ligações gratuitas são atendidas por voluntários devidamente preparados para acolher e ajudar, garantindo o anonimato de quem procura, bem como o sigilo da conversa.

Ainda enfrentamos um forte tabu a respeito do tema, mas falar sobre ele de forma clara, pode salvar vidas.

Você pode ajudar buscando mais informações em www.setembroamarelo.org.br , levantando o tema em seus grupos, estando atento e disponível para as pessoas ao seu redor.  Não podemos ignorar o suicídio, a informação é nossa maior fonte de mudança e ajuda.

Psicóloga clínica Ellen Riffel Chalupka

CRP 07/33825

Av. Cristóvão Colombo, 2955 conj. 401
Porto Alegre - RS
Cep: 90560-005

Whats Onyx(51) 99.353.7748
onyxpoa@onyxpoa.com.br

Formas de Pagamento

FALE CONOSCO

Respondemos na velocidade da luz

WhatsApp Onyx