BLOG

Assédio Moral no Trabalho

 

 

O que é violência psicológica no trabalho?

A violência psicológica no âmbito do trabalho pode compreender uma diversidade de comportamentos: pressões psicológicas, coações, humilhações, intimidações, ameaças, atitudes rudes e agressivas, comportamentos hostis e violações de direitos (CHAPPELL DI MARTINO, 2006).

De acordo com a Convenção n°190 da Organização Internacional do Trabalho, a expressão “violência e assédio” no mundo do trabalho designa um conjunto de comportamentos e práticas inaceitáveis, ou de ameaças de tais condutas, que podem se manifestar uma única vez ou de maneira repetida, que causem ou sejam suscetíveis de causar danos físicos, psicológicos, sexuais ou econômicos incluindo a violência e o assédio de gênero, bem como o assédio sexual.

A violência psicológica no trabalho assume, na forma do assédio moral, um modo extremo, prolongado e mais sistematizado. Nesse caso, os atos hostis podem ser inicialmente discretos, a aparecem como ações/ordens que impedem as/os trabalhadoras/es de acessar instrumentos de trabalho, ausência de informações e orientações essenciais para o desempenho de tarefas, indução ao erro e/ou atribuição de atividades incompatíveis com as condições de saúde ou competência das/os trabalhadoras/os. Essas ações, com o tempo, podem contribuir para o isolamento da/o trabalhadora/or do restante do grupo de trabalho, recusa ou dificuldade para qualquer tipo de comunicação, podendo evoluir até o desespero e desqualificação da/o trabalhadora/or perante ao grupo, desacreditando suas capacidades e habilidades para o desempenho de tarefa.

Por vezes, o assédio pode manifestar-se através de ataques pessoais compostos por elementos vinculados a questão de gênero, raça, religião, posicionamento político, condição de saúde, entre outros, e não é incomum culminar em ameaças e/ou agressões físicas.

Assédio Moral

É toda e qualquer conduta abusiva que se manifesta por comportamentos, atos, palavras, gestos, escritos, ou outras formas, que possam ocasionar dano à personalidade, à dignidade, à integridade física ou psicológica de uma pessoa, ou ainda, pôr em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho.

Assédio moral no trabalho?

A prática de assédio moral significa, de forma geral, toda conduta que cause algum constrangimento psicológico a outra pessoa, geralmente expressada em situações vexatórias e/ou ofensivas. O assédio moral no trabalho tem sido um fenômeno estudado desde os anos 1970. Porém, difundiu-se mais amplamente a partir da obra de Marie-France Hirigoyen (2002).

Texto: Temas em Psicologia

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul. 1° Edição Porto Alegre,06/2021

Av. Cristóvão Colombo, 2955 conj. 401
Porto Alegre - RS
Cep: 90560-005

Whats Onyx(51) 99.353.7748
onyxpoa@onyxpoa.com.br

Formas de Pagamento

FALE CONOSCO

Respondemos na velocidade da luz

WhatsApp Onyx