BLOG

Trabalho remoto

Tele trabalho

O tele trabalho ou trabalho remoto consiste na atividade laboral realizada, em parte ou na sua totalidade, fora das dependências do empregador ou em local diverso daquele definido para a realização do trabalho presencial, com a utilização de tecnologias de informação e comunicação. Pode ser realizado exclusivamente a distância ou em períodos intercalados com a atividade presencial. Em geral o trabalho é mensurado a partir de uma produtividade estabelecida previamente pelo empregador e que deve ser comprovada pelo trabalhador.

Quais os aspectos que o psicólogo deve atentar em relação ao trabalho e/ou trabalho remoto?

A implantação da sistemática de trabalho nas orientações pode estar associada ao aumento das metas de produtividade, gerando sobrecarga ao trabalhador, bem como à redução do contato social, ampliando o risco de isolamento.

“O psicólogo deve estar atento à necessidade da manutenção dos espaços de encontros e discussões sobre trabalho, de canais que assegurem a efetiva comunicação horizontal e vertical e a adequada notificação dos acidentes e adoecimentos no trabalho a distância.”

É fundamental, ainda, acompanhar a experiência do trabalhador com seu trabalho nessa modalidade, avaliando eventuais mudanças nessa relação. A pandemia agudizou muitos quadros de saúde mental preexistentes e criou novas demandas direcionadas à segurança psicológica no ambiente de trabalho. Independentemente do local em que são executadas as tarefas, observamos a necessidade de ações pontuais e ocasionais, para um trabalho mais planejado e integrado ás demais ações desenvolvidas nas instituições e organizações.

Quais são as possíveis repercussões do tele trabalho e/ou trabalho remoto na vida do trabalhador?

Alguns fatores apontados como positivo na experiência do trabalho:

- Melhoria na qualidade de vida;

- Melhor gestão da rotina e compromissos pessoais, usufruindo-se de mais tempo para o convívio familiar e para a realização de outras atividades prazerosas (como hobbies, estudos, viagens, etc.);

- Economia de gasto e tempo com deslocamento diário;

- Incremento do foco durante a realização do trabalho.

Por outro lado, há fatores que merecem atenção por seu potencial risco para saúde:

- redução dos espaços de criação coletiva e deliberação acerca do trabalho;

- diminuição da convivência com os coletivos de trabalho;

- Distanciamento em relação à equipe de trabalho e a sensação de não pertencimento do grupo;

- Sobrecarga de trabalho em razão do aumento das metas de produtividade;

- Isolamento Social;

- Aumento nos conflitos na esfera familiar;

- Aumento das despesas domésticas em decorrência do maior tempo em casa;

- Dificuldade em estabelecer tempos de trabalho e tempos de não trabalho;

- Dificuldades nos fluxos de comunicação institucional e organizacional.

Como se dá o acompanhamento funcional de trabalhadores em tele trabalho ou trabalho remoto?

A necessidade do desenvolvimento de protocolos de acompanhamento funcional de trabalhadores de tele trabalho revelada durante a pandemia trouxe celeridade ao processo de acompanhamento sistemático aos trabalhadores neste regime.

A interação entre os setores de saúde e gestão de pessoas trouxe ao psicólogo responsável a responsabilidade de construir com a organização e os trabalhadores modos viáveis e adequados ao contexto laboral de realizar esse processo, de forma mais flexível e mais frequente.

O mais importante é não deixar de manter contatos periódicos com esses trabalhadores, avaliando os aspectos trabalhados, seja por meio de espaços de escuta ou de outros instrumentos que possam favorecer essa interface. Na pratica, esses acompanhamentos podem se dar por meio de tecnologias de comunicação de vídeo ou áudio. Sempre que houver possibilidade, o psicólogo também poderá propor encontros presenciais. Quando possível.

Fonte:

Temas em Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul.1ª Edição Porto Alegre, junho de 2021.

CRPRS

Av. Cristóvão Colombo, 2955 conj. 401
Porto Alegre - RS
Cep: 90560-005

Whats Onyx(51) 99.353.7748
onyxpoa@onyxpoa.com.br

Formas de Pagamento

FALE CONOSCO

Respondemos na velocidade da luz

WhatsApp Onyx